“Sou especial porque gosto de ajudar os outros”
O “Departamento de Psicologia” é dirigido por psicóloga com tese de mestrado na área da Fenilcetonúria e ela própria com a patologia. Este departamento tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos apoio personalizado a jovens com doença hereditária do metabolismo das proteínas (DHMP’s) que manifestem interesse nesse apoio. Neste âmbito a APOFEN, não interfere com o trabalho desenvolvido pela Psicóloga nem tão pouco são quebradas as regras deontológicas. A privacidade, intimidade e anonimato dos DHMP’s que são seguidos são garantidos.
Porém, é já possível estabelecer um estudo estatístico simples, sobre a natureza do apoio Psicológico já realizado, sendo esse estudo um instrumento interessante de análise disciplinar, mas também um elemento que atesta a importância e necessidade deste apoio, que apenas é conhecido daqueles que beneficiam desta atividade.
O Departamento de Psicologia não interfere em acompanhamentos já iniciados nos Centros de Tratamento e mantém com estes uma comunicação constante (garantindo confidencialidade).
Acesso ao Ensino Superior
"Sou especial porque gosto de brincar às professoras com os meus bonecos"
A APOFEN apoia os jovens DHMP no acesso ao ensino superior, quer através do esclarecimento de dúvidas e auxílio na recolha dos documentos necessários, quer seja no contacto com a escola para elucidar acerca desta possibilidade.
Os nossos jovens que poderão concorrer à Universidade através do Contingente Especial para Candidatos com Deficiência Física ou Sensorial, caso tenham beneficiado de apoios especializados no âmbito da educação especial, ao longo do seu processo de ensino e de aprendizagem no ensino secundário.